quarta-feira, 30 de abril de 2008




O corpo é constituído por um conjunto de órgãos organizadas em sistemas, com determinadas finalidades que e relacionam entre si e com o meio: Sistemas respiratório, circulatório, nervoso e endócrino, etc.

De entre estes sistemas, o sistema nervoso é o coordenador das funções do nosso corpo: recebe informações do meio (externo e interno), processa-as, coordena-as e elabora respostas que se exprimem em comportamentos, pensamentos, estados mentais. É através do sistema nervoso que o organismo estabelece comunicação com meio exterior, recebendo informação interpretando-a e reagindo a alterações do meio. No sistema nervoso, o cérebro detém um papel central.
A unidade básica do sistema nervoso é o neurónio, célula nervosa, onde se distinguem 3 zonas:
• O corpo celular, onde se localiza o núcleo e a maior parte do citoplasma com os restantes organelos;
• As dendrites, ramificações citoplasmáticas que recebem o impulso nervoso de outros neurónios ou dos órgãos receptores;
• o axónio, prolongamento citoplasmático, geralmente recoberto pela bainha de mielina e cm ramificações terminais, que conduz o impulso para fora da célula nervosa, transmitindo-o a outro neurónio, uma célula muscular ou a uma célula glandular.



O axónio ou certas dendrites de um neurónio, envolvidas ou não pela bainha de mielina, constituem uma fibra nervosa. Os nervos são constituídos por um conjunto de fibras nervosas organizadas em feixe que, por sua vez, estão revestidas por um tecido onde circulam vasos sanguíneos.



O que faz os neurónios serem diferentes das outras células?
Assim com as outras células, os neurónios alimentam-se, respiram, têm os mesmos genes, os mesmos mecanismos bioquímicos e os mesmos organelos.

Os Neurónios diferem de outras células em apenas um aspecto importante: processam informação. Eles recebem informações sobre o estado interno do organismo e seu ambiente externo, avaliar esta informação, e coordenar actividades apropriadas à situação e às necessidades correntes das pessoas. Estas informações são transmitidas cérebro onde são processadas as respostas a esses mesmos estímulos
A informação é transmitida através de um sinal eléctrico conhecido como impulso nervoso.
O impulso nervoso é a transmissão de um sinal codificado de um dado estímulo ao longo da membrana do neurónio, a partir do ponto em que ele foi estimulado. Dois tipos de fenómenos estão envolvidos no processamento do impulso nervoso: eléctrico e químico.

Sem comentários: